Comer, treinar e dormir.

17/06/2015 15:09

Comer, treinar e dormir.

 

Hoje vamos falar sobre os efeitos do exercício sobre a saúde. Quando uma pessoa resolve fazer exercícios ela busca um profissional de educação física e está correta, claro. Esse profissional pode estar em uma academia, em um clube ou mesmo um personal indicado por alguém. Com certeza esse profissional vai orientar que os exercícios devem ser feitos pelo menos três vezes por semana. Também está correto. E é sobre isso que vamos falar neste post.

Sem dúvida nenhuma os exercícios são muito importantes para a manutenção da saúde e para o restabelecimento da saúde também. Todo exercício feito promoverá algum efeito. Mas esses efeitos podem ser muito passageiros e sem grande impacto se não forem feitos por um tempo mínimo. Os estudos mostram que os exercícios passam a ter um efeito mais importante se forem feitos pelo menos por dois meses. Adaptações cardiorrespiratórias, musculares e celulares ocorrem depois desse tempo e podem regredir em poucos dias. Isso quer dizer que os exercícios precisam ser um hábito e não algo que se faça por um tempo e pronto.

Mas temos que pensar em outros pontos com relação ao exercício. Existem pessoas que fazem exercícios para poderem depois “compensar” nos alimentos por exemplo. Para poderem comer mais e coisas que sabem que não são muito saudáveis, imaginado que se fizeram exercícios, tudo está bem. Mas não é assim.

Costumo dizer que existem três pilares para a boa saúde. Sono, exercício e alimentação. Mas um não sustenta o outro, não compensa o outro. Todos devem ser respeitados do mesmo modo.

Sendo assim gostaria de fazer uma pequena conta para tentar pensar no exercício. Comecei o post dizendo que os exercícios devem ser feitos no mínimo três vezes por semana e o recomendado é que seja feito por uma hora. Então, o dia tem 24 horas, a semana tem 7 dias. Com uma conta básica sabemos que a semana tem 168 horas. Se você fizer exercícios três vezes por semana com a duração de uma hora cada dia você terá 3 horas de exercício na semana e 165 restantes que ainda serão importantes. Nessas 165 horas restantes, o sono, a alimentação e os bons hábitos precisam ser cultivados. Como disse anteriormente, uma coisa não compensa a outra. Três horas de exercício não compensam horas mal dormidas, estresse desnecessário e alimentação ruim.

É necessário conscientizar e mudar, melhorar e deixar para trás as coisas ruins. Ninguém terá que deixar de beber sua cerveja se assim desejar, nem a picanha do churrasco. Na verdade, se cuidarmos do dia a dia, poderemos ter nossos momentos de churrascos e encontros com amigos.

Uma alimentação regular, balanceada e com boas escolhas unidas a uma boa qualidade de sono são fundamentais para que as três horas de exercício façam diferença na vida. Mas apenas três horas de exercício e 165 horas de alimentação inadequada e sono ruim não poderão ajudar, nem compensar.

Bom senso nas escolhas, na rigidez das regras e nos prazeres.

Dra. Ivani Manzzo

Health Coach & Exercise Physiologist

www.myclickcoach.com